segunda-feira, 17 de agosto de 2009

RETRATO FALADO.

QUALQUER SEMELHANÇA, NÃO É MERA COINCIDÊNCIA.
POLÍTICOS PSICOPATAS.

O psiquiatra argentino Hugo Maritán, fez uma curiosa análise sobre a psicopatologia e os políticos na entrevista ao jornal La Nación de Buenos Aires em fevereiro deste ano. Ao ser perguntado como distinguir um político decente de um político psicopata ele deu a seguinte explicação: “Uma característica básica do psicopata é que ele é um mentiroso, mas não é um mentiroso qualquer. É um artista. Mente com a palavra, mas também com o corpo. Atua. Pode, inclusive, fingir sensibilidade. Acreditamos nele uma e outra vez, porque é muito convincente. Um dirigente qualquer sabe que tem que cumprir sua função durante um tempo determinado. E cumprida a missão, vai embora. Ao psicopata, por outro lado, uma vez que está acima, ninguém pode tirá-lo: quer estar uma vez, duas, três vezes. Não deixa o poder e muito menos o delega”. “Outra característica é a manipulação que faz das pessoas. Em torno do dirigente psicopata se movem pessoas que querem satisfazê-lo. Pessoas que, embaixo do efeito persuasivo, são capazes de fazer coisas de que outro modo não fariam. São pessoas subjugadas, sim, e, inclusive, podem ser de alto nível intelectual. O líder psicopata não considera os cidadãos como pessoas com direito, mas as consideram como coisas, porque o psicopata sempre trabalha para ele mesmo, ainda que em seu discurso diga tudo ao contrário.”
“O psicopata vê as pessoas como simples instrumentos. Ele carece da habilidade emocional da empatia, que é a capacidade de qualquer pessoa normal de pôr-se no lugar do outro. ‘As coisas’(as pessoas), para o líder político com essas características, tem que estar a seu serviço: pessoas, dinheiro, a famosa caixa para pagamentos, para comprar vontades. Utilizam o dinheiro como elemento de pressão, porque utiliza
m a coerção. A pergunta do acionar psicopatológico típico é: como dobro a vontade do outro? Com um cargo, com um plano, com um subsídio? Como divido?”
“Os políticos importantes – concluiu o Dr. Hugo Marietán – geralmente são psicopatas por uma simples razão: o psicopata adora o poder. Utiliza as pessoas para obter mais e mais poder e as transformam em ‘coisas’ para o próprio benefício dele. Isto não quer dizer, logicamente, que todos os políticos ou todos os líderes sejam psicopatas, mas sim que o poder é um ambiente onde eles se movem como peixe na água”. ///////////////..//////////
O INDIGNADO(Comenta):
È o autêntico retrato do "MAROLINHA!



3 comentários:

angela disse...

Os americanos tem estudado a psicopatia a muitos anos, é uma patologia de dificil estudo, justamente por que o engano e a mentira são o seu cerne. Atualmente eles conseguiram conhece-los e essas são caracteristicas citadas na entrevista são de todo psicopata, sejam politicos ou nossos vizinhos,chefes, colegas espertos de trabalho, amigos sedutores e que quando abrimos os olhos eles só nos tiraram e nunca nos deram nada.
Quando são politicos os danos são extensos, quanto mais poder maior o dano.
abraços

Thaís Gomes disse...

Então temos um monte de IVONEs no peder??? rsrs Socorro!

Fusca disse...

Excelente análise do perfil psicológico dO "CARA"... de pau! É característico dos tiranos essa sede de poder e, lamentavelmente, o espírito de manada que move seus seguidores, reforçando esse poder.
Obrigado por prestigiar o blog do Fusca Brasil.
Também gostei do seu blog, muito bom!
Abraço do Fusca